Cartazes “O Globo em Movimento”

Todos os anos, o jornal O Globo traz companhias internacionais de ballet para se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no projeto “O Globo em Movimento”. São eventos muito prestigiados e que têm bastante repercussão. Fico muito feliz de, junto com Felipe Taborda, ter emprestado meu trabalho a esse projeto algumas vezes.

No ano de 2001, o Felipe trouxe uma idéia que foi extasiante para mim, pois sempre amei o processo de fotos instantâneas da polaroid! E, para os cartazes daquele ano, vimos que uma das interferências possíveis de se fazer era um transfer usando a polaroid.

Eram 5 companhias: Compañia Antonio Márquez da Espanha, o Kirov Ballet da Rússia, O Tokyo Ballet do Japão, além do Ballet do Theatro Municipal e Cia de Dança Deborah Colker. Para ilustrar os cartazes, queríamos 5 imagens que remetessem aos ballets: um par de sapatilhas, as castanholas, um tchu-tchu, uma composição de tinta vermelha e pincel que remetia a bandeira do Japão.

Vocês devem ter pensado: “mas falta uma imagem!”. Sim, a da Cia de Dança Deborah Colker. Foi então que perguntamos para Deborah o que simbolizava a sua companhia de ballet. Sem pestanejar, ela pegou a estátua de um cachorro para eu fotografar e, para surpresa geral, disse: “Amo cachorros assim como amo ballet!”

O resultado vocês veem nas fotos acima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *