Carne Crua: A História da Foto


Um gatinho na máquina de lavar, um pintinho no microondas ou um peixinho no liquidificador. Essas eram as três ideias do genial Felipe Taborda para o conceito “Carne Crua” do disco do Barão Vermelho. Pela mistura da delicadeza com a violência sugerida pela imagem, foi feita a escolha pelo peixinho no liquidificador.

A partir daí, vários percalços surgiram: achar o liquidificador perfeito, iluminar o liquidificador corretamente, aprender a lidar com os peixes e por fim fazer a “estrela” posar no lugar certo!

Vencidas as duas primeiras etapas (o liquidificador foi achado no fundo do armário da casa da minha mãe!), me vi na eminência de convocar um grande amigo e “peixologista” juramentado para as tarefas seguintes. Maurício me orientou a comprar os peixes (eram 5 candidatos) e a lidar com eles. Aprendi sobre a temperatura da água, sobre a tolerância do peixe (ele defeca para turvar a água!) e por fim como fazê-lo obedecer.

Além de tudo isso, eu fotografava com uma câmera de grande formato, 4×5 polegadas. Para quem não conhece, ela lembra as câmeras de lambe-lambe. Cada foto era feita numa chapa de filme, chapa por chapa, diferente do rolo onde se gira a manivela e está pronto para o próximo clique!

Mesmo assim, por incrível que pareça, o mais difícil foi colocar o peixe no centro do liquidificador! Usei uma técnica que o Maurício me mostrou em um livro, usada em fotos profissionais de peixes: uma lâmina na diagonal diminuía o espaço onde o peixe ficava e não permitia que ele descesse para o fundo do liquidificador.

E vocês me perguntam: Para que todo esse trabalho? Na época, em 1994, o photoshop ainda engatinhava e não tinha layers. Ou seja, não dava para fotografar o peixe, o liquidificador, o fundo e depois juntar tudo. Tinha que ser A FOTO pronta, sem retoque.

O resultado é esses que vocês conhecem! Foi capa do ano pelos leitores da antiga Revista Bizz, participação no Colorado Internacional Poster Exibition, recentemente foi incluída no livro “Linha do tempo do design gráfico no Brasil”, que retrata o melhor do design do século 20 e, principalmente, se tornou uma marca na memória de quem viveu aquela época.

Comments (5)
  1. Rafaela Huguenin Reply ago 01, 2012 - 04:41 PM

    Nossa, maravilhoso! E fica ainda mais bonito por saber que você trabalhou muito para obter este resultado! Parabéns!

  2. Ilton Ferreira Reply ago 01, 2012 - 05:15 PM

    Trabalho com Talento + Suor Inteligente! Parabéns pela carreira Rodrigo! Abs!

  3. Ellen Perussi Reply ago 01, 2012 - 08:35 PM

    Sensacional ! Melhor do que ver uma linda imagem , é saber sua história e apreciar o trabalho do profissional. Diga que não é uma verdadeira arte ?

  4. NOMENat Reply ago 01, 2012 - 09:49 PM

    COMENTÁRIO
    Incrivel.
    Sucesso e muitos peixes e liquidificadores em sua vida sempre.

  5. carolina lindner Reply ago 15, 2012 - 12:52 PM

    Gostaria de saber o e-mail e telefone de contato do rodrigo.
    Att,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *